terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Triste Bahia! Ó qual dessemelhante...

Gregório de Mattos foi um grande poeta da língua portuguesa e também uma espécie de profeta. Teve o azar de ter este poema, do qual usei o primeiro verso no título do post, "musicado" por caretano velhoso, mas não é este o ponto deste post. A notícia da conta de escola policial para turistas em Salvador. Não sei se é só questão de gosto mas não passaria férias num lugar que eu precise de escolta policial. Já vivo num lugar onde é preciso estar alerta todo o tempo e por que iria passar férias onde não dá para passear onde eu queira, sem medo? Férias são para descansar de tudo e não para continuar preso ao medo. Um idiota diria: "Ah, mas em todas as grandes cidades do mundo existe violência". Balela! Já visitei algumas das maiores cidades do mundo e andei sem medo em todas. Altas horas da madrugada, ruas desertas e a única preocupação era não sentir tanto frio. Tem muita gente que prefere achar que a violência nas cidades do Brasil é normal ou aceitável, daí depoimentos idiotas como os que vemos na reportagem. Enquanto este problema não for encarado, com cadeia para assassinos, por exemplo, o brasileiro vai continuar escondido atrás de grades e passando férias com escolta. O fato de muita gente achar isto normal é verdadeiramente doentio.

2 comentários:

Anônimo disse...

lamentável, mesmo, esta idéia fixa de brasileiro de que violência é normal. O pior é que estamos chegando em um ponto onde não só é normal como ainda é culpa da vítima, que "deu bandeira", "procurou",etc... Tenho alguns amigos do Rio que montam em um porco-espinho qdo vc. sugere que o Rio tem problemas sérios. Acho que nem se eu falasse que a mãe deles é profissional da profissão mais antiga do mundo ficariam tão irados. E é por isto que as coisas estão como estão: não dá para resolver problema nenhum se ele é insistentemente ignorado.
Não sei que maluquice é esta, que problema de ego é este de grande parte dos brasileiros, mas precisa ser tratado com urgência!

Marcelo disse...

Em inglês existe uma palavrinha boa: "Denial" - Negação em português. A psicologia estuda bem este negócio. É justamente o que impede que um sujeito se trate de várias doenças da mente.