sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Seus problemas acabaram


Provavelmente uma das coisas mais fáceis de se preparar numa cozinha seja um ovo cozido. Água, Sal, um ovo... Não na minha casa. Tenho uma máquina que cozinha ovos. Não é qualquer ovo cozido pois dá para preparar com a gema mole, média, mais dura. Faz ovo poché... O trabalho para preparar e limpar a máquina são muito maiores do que quando se usa uma panela, mas esta máquina decora a cozinha. Não é bonitinha?




Tem ainda o abridor de tampas de potes (Azeitona, geléia...). Minha irmã apelidou de "marido eliminator". Não há tampa que permaneça emperrada.





Uma das coisas que eu estudo chama-se usabilidade. A idéia é tornar simples o uso de aparelhos, máquinas, que deveriam facilitar a nossa vida. Quem nunca ficou apertando botões à esmo, sem saber direito o que estava fazendo? E os manuais incompreensíveis? A usabilidade desenvolveu uma série de técnicas para medir a facilidade de uso, entender como as pessoas interagem com máquinas, melhorar panéis de controle, evitar que alguém se machuque (ou se mate) usando uma máquina, tornar os sistenas "auto-explicáveis" e por aí vai.

O abridor de tampas é muito bem resolvido em termos de usabilidade. A interface é simples, as instruções estão no aparelho e ele é quase auto-explicativo. Já o cozinhador de ovos tornou um pouco mais complicado cozinhar um ovo. É preciso fazer um furinho no ovo, a quantidade de água que vai na máquina é inversamente proporcional ao número de ovos que se vai cozinhar. E o nível de água é a única regulagem que se faz. Um alarme avisa quando o ovo ficou pronto. Fica muito bom, mas no final das contas é só um ovo cozido...

Nenhum comentário: