quinta-feira, 12 de março de 2009

O tempo é o senhor da razão

O título deste post é uma frase que o ex-presidente Fernando Collor gostava de repetir. O PT e Lula estão reabilitando Collor. Seja pela ação política que permitiu que ele fosse eleito para a presidência de uma comissão do Senado, seja pelos escândalos ocorridos no governo Lula, que deixaram o finado PC Farias na categoria dos amadores. Lembro de 1992 - Ano do impeachment - Eu voltava de uma dinâmica de grupo para uma estágio e lá tava o pessoal cabulando aula para protestar contra o presidente. Era uma farra... Collor era irresponsável, maluco e decidiu que ele podia mais que todo mundo. Os petistas eram toscos, não tinham sido lavados pelos marketeiros. Quem lembra do famoso debate na TV, na eleição de 1989, ficou com uma frase na memória: "Vota ni mim". Preciso dizer aos mais jovens quem a proferiu?
Um salto e estamos no governo FHC. Um milagre acontecia: A privatização da telefonia. Um telefone era declarado no imposto de renda, era um presente para quem casava, valia muito - em SP uma linha comercial custava quase o preço de um carro novo! Existiam os tais "planos de expansão" onde a gente tinha que esperar anos para ter a linha. O PT foi com o "bonde" para rua, deu chute no traseiro de investidor, usou todos os seus estafetas na imprensa para criar suspeição sobre o processo e jogou na lama várias reputações. Hoje - 12/março/2009 - saiu a sentença sobre este caso: Não houve nada errado. Pelo contrário, tudo foi feito para que as empresas fossem vendidas pelo maior preço. Cadê o PT? Caladinho, aliás, acabaram virando donos destas empresas via fundos de pensão (Estes são as maiores "caixas pretas" - não há fiscalização nenhuma!! ').
Enquanto isso, no mundo real, fábricas de calçados estão paradas, dando férias coletivas. Sapatos chineses invadiram o Brasil. O governo lula decidu reconhecer a China como economia de mercado... Em troca, a China apoiaria a entrada no Brasil no conselho de segurança da ONU. A China pulou fora. Era contra a ampliação do conselho pois este é um pleito do Japão. Além desta lambança diplomática, a indústria brasileira tem que se ver com os impostos altos, leis trabalhistas de 1940... Enfim, tem que andar com o freio de mão puxado. Só que não adianta chorar. Agora vai ser tudo posto na "conta da crise".

2 comentários:

Anônimo disse...

O triste é ver, ainda, a justiça se metendo em relações privadas, como a decisão de demissão em uma empresa, sem ter nenhum desrespeito ao contrato no processo. Depois, não sabem pq nao se investe mais, nao se contrata mais, etc....
Abraços!
Chris

Marcelo disse...

Um pessoal que conheço na Embraer já tinha me avisado em dezembro que ia cair um "facão" e uns 4000 iriam ser demitidos. Lá dentro não era novidade... O juiz tá fazendo pé firme. É ridículo, irracional, mas tem gente aqui no Brasil que quer ver a gente vivendo como no país do vídeo mais abaixo...